top of page

PARTICIPANTES

 

CRITÉRIOS DE ENTRADA

 

As empresas participantes obrigatoriamente precisam ser associadas da ABRALOG. Dessa forma, companhias candidatas ao programa precisam se associar para participar do programa de forma voluntária, mas atendendo todas as exigências citadas no Termo de Compromisso do PELT, considerando critérios básicos adicionais (obrigatórios) para entrada ao Programa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMBARCADORES

 

Tem papel essencial na promoção de novas práticas de gestão junto a terceirizados e prestadores de serviços logísticos, seja em saúde e segurança, eficiência em consumo de combustível e redução de emissões, programa de prevenção de acidentes, roteirização e eficiência em entregas, agilidade em processos de reposição, armazenamento, separação, seleção, expedição, carregamento, etc. Podem influenciar de forma direta todo o setor, solicitando novas exigências em gestão de pessoas, controle e redução de emissão de gases poluentes, gestão mais eficiente de custos variáveis, gestão da segurança do transporte, roteirização e rastreamento mais eficiente, movimentação interna mais customizada, etc.

 

OPERADORES LOGISTICOS

 

Com infraestrutura robusta e completa em diferentes frentes de atuação para diversos tipos de operações, os serviços cobrem desde as etapas iniciais do processo, como a gestão do fluxo de insumos, até a ponta do consumo, chegando à logística reversa. Operadores (PSL) atende diversos setores de forma totalmente com integração à cadeia de suprimentos e de distribuição dos clientes, oferecendo oportunidades de cross selling e entrada de novos clientes e setores, também buscando a racionalização de operações e recursos em cargas indivisíveis. Suas operações precisam ser realizadas de acordo com as políticas de segurança e normas da legislação ambiental vigente, garantido a integridade do produto, com equipamentos específicos e dedicados para cada aplicação.

 

Devem manter profissionais treinados e equipamentos especialmente projetados atendem as mais diversas necessidades, flexibilizando o negócio do cliente e aumentando a eficiência das entregas, independentemente do tipo de carga. Operadores com alto grau de profissionalização adotam projetos específicos para cada cliente. Para cada atividade é desenvolvido um plano de ação, com base na identificação das necessidades e otimização dos processos. Por meio de profissionais especializados que realizam estudos específicos do negócio do cliente, o correto dimensionamento dos equipamentos é essencial para cada operação, no intuito de garantir o rendimento das máquinas e obter ganhos significativos de produtividade. 

 

 

Diversas operações e clientes empregam alto nível de eficiência numa operação de 24 por 7. O serviço emprega veículos equipados para transporte de cargas secas, refrigeradas e congeladas, adequados à demanda do cliente e à legislação dos países em que a empresa atua. O nível de atendimento de entrega deve funcionar 24 horas e, para controle da eficiência, são empregados amplos recursos, tais como: central própria de monitoramento de cargas; roteirização com foco na produtividade; consolidação de cargas com outros clientes; e operações especiais como transit-point e cross docking. 

 

Para a gestão e movimentação de produtos e matérias-primas, os operadores devem oferecer as operações customizadas de Inbound (entrada da fábrica), Outbound (saída da fábrica), Logística Interna e Armazenagem.

 

INBOUND: Gestão do fluxo de materiais e informações, da fonte produtora até a entrada da fábrica. Incluímos planejamento, gerenciamento, operação e gestão de riscos relacionados a todo o fluxo de insumos e matérias-primas de fornecedores, desde a coleta até a entrega ao cliente final, em qualquer forma de transporte. Entre os sistemas logísticos adotados estão o milkrun, just-in-time, operações interplantas, transferências e transportefull truckload. 

 

OUTBOUND: Consiste no transporte de produtos acabados das fábricas até a ponta de consumo – as redes e centros de distribuição, e o cliente final. As operações são realizadas na modalidade full truckload, seja qual for a espécie ou dimensão dos produtos. Este tipo de fluxo exige equipamentos dimensionados e customizados para operações que requerem alta produtividade.

 

LOGÍSTICA INTERNA E ARMAZENAGEM: As atividades são realizadas de forma integrada, dentre as quais estão o processo de recebimento e conferência física e fiscal, estocagem e movimentação de insumos, contagem e etiquetagem, montagem de kits, endereçamento, picking, packing, operações de crossdocking, segregação para área de qualidade e teste, gestão de estoques internos, roteirização interna, carregamento dos veículos, transbordo e entrega no ponto de uso. A maioria dos contratos utiliza sistemas próprios do cliente para evitar duplicidade de controles. Operadores também oferecem uma logística de apoio, fornecendo máquinas e mão de obra para as operações de movimentação interna, garantindo assim a eficiência dos processos implementados.

 

TRANSPORTADORES

 

Muitas transportadoras têm crescido muito nos últimos anos de forma exponencial, numa expansão relevante de infraestrutura e de frota para atendimento de grandes clientes de diferentes segmentos e regiões, consequentemente, buscando profissionalização em diversas áreas para otimizar as margens de contribuição, melhorar a qualidade dos serviços, reduzir os custos e os riscos do negócio. Essa fase de expansão e profissionalização requer planejamento e controle das operações, pois a infraestrutura também está sendo ampliada para atendimento de novos clientes em carteira. Prestando serviços de transporte rodoviário de cargas em geral, produtos perigosos, graneleiro, medicamentos, abastecimento e distribuição para varejistas e atacadistas, em todo o território nacional, além de prestação de serviços de distribuição urbana com frota de idade média baixa, normalmente 100% rastreada e diversificada. Oferecendo também os serviços de coleta, entrega, transferência e distribuição de acordo com as necessidades de seus clientes, geralmente com rastreamento da posição da mercadoria embarcada.

 

Os investimentos em treinamentos de capacitação e requalificação para colaboradores, visando sempre melhorar o nível de serviço em relação à segurança nas estradas, desempenho eficiente e manutenção do veículo. Muitos transportadores já estão atuando em serviços de movimentação interna de produtos (entrada e saída), carga e descarga, cross docking, picking, expedição de mercadorias, abastecimento e organização de armazéns, separação e preparo de pedidos.

© 2017 PELT. Todos os direitos reservados. 

O PELT é um programa setorial de produtividade, qualidade e sustentabilidade que tem objetivo de orientar embarcadores, operadores logísticos e transportadores para alcançar melhor qualificação e padrão de excelência em qualidade de serviços, eficiência de processos e gestão de resultados, contribuindo diretamente para o aumento da competitividade do setor de logística e transportes no Brasil.

A Sustain Now é uma empresa de consultoria de sustentabilidade focada na criação de valor no longo prazo, com ênfase específica na maximização do potencial de negócios em setores específicos.

A empresa e seus parceiros têm um forte histórico de geração de valor através da excelência na parte operacional, envolvimento em setores de grande expansão, conhecimento profundo das frentes de responsabilidade socioambiental e uma extensa rede de network nacional.

A Produsoft é uma empresa de tecnologia com mais de 28 anos de experiência focada na criação de valor em sistemas de gestão de frota e transportes, com ênfase em gestão eficiente de custos e aumento de produtividade em operações logísticas.

 

Atende clientes de diferentes segmentos com gestão de frota própria e/ou terceirizada, leve e/ou pesada, equipamentos de movimentação, de construção civil, contribuindo para otimização de resultados para embarcadores, operadores logísticos e transportadoras. . 

bottom of page